Nordeste brasileiro: os principais destinos para esportes

Nordeste brasileiro: os principais destinos para esportes

O nordeste brasileiro é uma região exuberante e encantadora pela sua beleza natural. A bênção geográfica de estar posicionado bem no meio dos trópicos, proporcionou-lhe características únicas: paisagens belíssimas para o turismo contemplativo em contato com a natureza e condições especiais para a prática dos mais variados esportes.  

Os cenários nordestinos chamam o visitante para a ação, mas apesar de muito se falar nos principais destinos, os detalhes importantes sobre as particularidades de cada praia da região, bem como qual a prática de esporte ideal para cada uma delas acabam não sendo muito mencionados.

Você sabe, por exemplo, qual e melhor praia do nordeste brasileiro para mergulho de snorkel? Ou então que Canoa Quebrada é a capital do kitesurf e já sediou o Festival Internacional dos Ventos?

Além desses esportes encontrarem no nordeste brasileiro as condições ideais para a sua realização, a região brasileira com maior apelo turístico internacional também é o lar de entusiastas por asa delta, bodyboarding, surf, windsurf e até rafting!

O nordeste tem os melhores lugares e paisagens para a prática de esporte radical e de aventura como paraquedismo, mergulho, rafting, mergulho, kitesurf e bodyboarding.

E aí, bora botar a cara no vento e dar aquele mergulho no nordeste com a gente através desse guia? É só seguir!

Os ventos do Ceará: 3 lugares incríveis deste estado no nordeste brasileiro

Bons ventos te levarão ao Ceará. O estado brasileiro é um dos melhores pontos de incidência de vento para a prática de esportes e possui paisagens belíssimas em seus mais de 500 quilômetros de litoral.

Os incríveis ventos de Canoa Quebrada

E que ventos te levam à Praia de Canoa Quebrada! A cidade em que fica localizada a deslumbrante praia cercada por falésias avermelhadas que constroem seu visual único, possui o nome de Aracati, que do tupi-guarani significa ‘bons ventos’. 

Além de ter excelente infraestrutura para recepção dos turistas, com estacionamentos, restaurantes e lojas, lá você encontra nada menos de que a Broadway! Isso mesmo, uma ruazinha arretada, cheia de atrações e com um visual bem convidativo que leva o nome da famosa avenida nova iorquina. 

A diferença é que nessa Broadway do agreste faz calor: a temperatura média é de 30ºC o ano inteiro! Mas se você quer os melhores meses para desfrutar da região, indicamos de julho a dezembro, pois são os meses com baixa incidência de chuva e também a estação dos ventos. Nessa época, os ventos podem alcançar uma média de 50 km/h.

A cidade de Aracati, a cerca de 150 quilômetros da capital, Fortaleza, também sedia o Parque Eólico Bons Ventos, importante fonte de geração de energia renovável para o nordeste brasileiro. E, se você é bom de lógica e gosta de esportes, deve deduzir que a praia é excelente para a prática de kitesurf e windsurf: e é mesmo.

Caucaia: lar da competição mundial de kitesurf

E falando em esportes de vento, a cidade de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, recebe o evento do Superkite Brasil: uma competição mundial de kiteboard que reúne atletas profissionais do esporte que dão um verdadeiro espetáculo nas praias da cidade.

Interior do Ceará: para os amantes do voo livre

O interior do Ceará também oferece opções interessantes para o turismo contemplativo e para a prática de esportes de voo livre, como parapente e asa delta. A cidade de Quixadá, no Sertão Cearense, recebe os ventos vindos de Aracati que, juntamente com as formações rochosas dos grandiosos monólitos que saltam da terra, criam condições ideais para a prática desses esportes. Considere uma escapada ao interior para ter essa experiência.

A variedade natural do Rio Grande do Norte: surf, ecoturismo e aventuras na terra

Quando aquela paixão pelo surf divide espaço com outros esportes, sejam eles escaladas, esportes de ventos ou que dependam de um bom 4×4, um dos seus melhores destinos no nordeste brasileiro é o Rio Grande do Norte.

Surf e ecoturismo te esperam na Baía Formosa

O que Fábio Gouveia e você têm em comum? Nada até você conhecer a Baía Formosa e ambos compartilharão a paixão por um dos melhores picos de surf do nordeste brasileiro! Para os amantes do esporte das ondas, a Praia do Pontal e a do Mar Aberto são as melhores para flutuar no mar. 

Além das ondas admiráveis, é nessa cidade do nordeste brasileiro que existe a maior reserva de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte, sendo o lar da Lagoa Araraquara – carinhosamente apelidada pelo povo de Lagoa da Coca-Cola devido às suas águas avermelhadas rodeadas por areias brancas e baixa mata verde. O tom avermelhado da água da lagoa é pelo fato de o solo ser rico em ferro e iodo e também por influência da pigmentação das raízes das árvores.

O clima nessa formosura de baía é bem parecido com o de Canoa Quebrada, com temperatura média anual de 30ºC. A diferença é que faz um pouco mais de frio em julho, chegando aos 28ºC. Brincadeiras à parte, o destino é uma excelente escolha no nordeste brasileiro para os amantes do ecoturismo que não abrem mão da boa prancha de surf.

Aventuras nas Dunas de Genipabu

Gosta das areias e de um bom 4×4 ou então deseja uma aventura nas corcundas de um dromedário? Então o passeio nas Dunas de Genipabu é magnífico. Localizadas na cidade de Extremoz, a apenas 20 quilômetros de Natal, a capital, as dunas delineiam a costa e dividem espaço com uma lagoa e mata atlântica que completam um cenário de beleza única. A sensação é de um oásis no meio do deserto, principalmente se você optar pelo passeio de dromedário. Caso esteja buscando emoção e diversão com os amigos, vá de buggy! 

Mergulho, canoagem e vela em Rio do Fogo

Se quiser voltar para a água em um mergulho de snorkel, o seu destino é o Rio do Fogo – um pouco mais acima de Natal e do lado da cidade de Touros. Lá, os parrachos – formações de recifes de corais – estão envoltos por uma água verde clara, que permite o mergulho para a contemplação da vida marinha. Passeio semelhante também pode ser feito em Maracaju, mas Rio do Fogo costuma ser mais tranquilo. 

Quem deseja se banhar em águas azuis cristalinas que nem as do Caribe, não pode deixar de conhecer o Parracho de Perobas.  A praia está localizada na cidade de Touros a 78 km de Natal. As piscinas naturais ficam a 5 km da costa e o passeio é feito de lancha.

A  cidade é também um bom cenário para a prática dos esportes de vela e canoagem, além de ter paisagens belíssimas.

Alagoas: haja fôlego para um dos estados mais deslumbrantes do nordeste brasileiro

Como já é de se esperar do nordeste, praias paradisíacas esperam você em Alagoas, que tem, inclusive, o chamado Caribe Brasileiro. Mas esse estado oferece atrações ainda mais variadas ao visitante: possui uma das vilas mais antigas do nordeste, recheada de história, tem uma praia que é a queridinha dos surfistas, possui a Foz do Velho Chico e ainda possui um dos maiores e mais bonitos cânions navegáveis do mundo!

O calor é presença garantida o ano todo, com uma temperatura média de 28ºC e mais de 150 dias por ano de sol e céu limpo.

Maragogi: as águas azul-turquesa do Caribe Brasileiro

Areia branca, mar azul-turquesa ou verde esmeralda, calmo e sem ondas, milhares de coqueiros que curvam-se ao mar em uma costa paradisíaca: tudo isso no nordeste brasileiro, na cidade de Maragogi, Alagoas. 

O Caribe Brasileiro

Essas são as características que fazem de Maragogi o Caribe Brasileiro. Seja na Praia de Jarapatinga com sua estrada cercada de palmeiras que, pelos troncos, vê-se o extenso litoral ou na Praia do Antunes para fotografar-se numa das redes sobre o mar ou na orla, fazendo da palmeira uma espreguiçadeira, Maragogi traz deslumbre aos olhos.

Piscinas naturais de Maragogi: vai um mergulho de snorkel aí?

Mesmo assim, um dos passeios mais procurados da região é o do catamarã que leva os visitantes às Piscinas Naturais de Maragogi. Meu amigo! Que caribe brasileiro é esse que você não conhece? Os recifes de corais – chamados de galés pelo povo local – guardam uma vida marinha espetacular para um mergulho de snorkel em que você pode explorar toda aquela beleza e ainda se encantar com a água translúcida. Os passeios duram, em média, duas horas e saem da costa de Maragogi.

Não só Caribe, também temos um Moisés

Moisés foi um personagem bíblico que atravessou o Mar Vermelho com seu povo após abri-lo ao meio com um cajado. No entanto, você não precisa ser milagroso  para visitar o Caminho de Moisés na Praia da Barra Grande, também em Maragogi. O lugar leva esse nome, pois um banco de areia estende-se por cerca de 3 quilômetros para dentro do mar em maré baixa. As fotos do lugar são espetaculares, bem como as experiências dos turistas. No entanto, é preciso ficar atento: a cheia da maré pode ser repentina nesse local. Por isso, é preciso consultar as condições do mar e os locais para assegurar-se da segurança dessa experiência.

Para os surfistas, a Praia do Francês

Beleza, infraestrutura e ondas de até 3 metros de altura esperam você na Praia do Francês: o melhor pico para surf de Alagoas. O lugar é um dos mais desejados para surfar justamente por essas características e, nos melhores dias, você pode conseguir pegar um tubo. 

Mais de 400 anos de história em Penedo

Casarões históricos, arquitetura, museus, comida típica e muita história é o que você encontrará em Penedo: a primeira vila de Alagoas fundada às margens do Rio São Francisco no século XVI. De lá, é possível pegar um barco ou um bugue para ir até a Foz do Rio São Francisco – ou Velho Chico, como é carinhosamente apelidado esse  rio gigante do nordeste brasileiro, que começa na vizinha  região sudeste, em Minas Gerais, e desemboca no estado de Alagoas.

Os Cânions do São Francisco: um dos maiores rios navegáveis do mundo

Os amantes da natureza e do ecoturismo precisam colocar o passeio nos Cânions do Rio São Francisco na sua lista de prioridades durante a visita ao nordeste brasileiro. Os paredões históricos e imponentes, de milhares de anos de história, eram ainda maiores antes da construção da Usina do Xingó, que aumentou o nível do rio na área e fez com que esses cânions tornassem-se navegáveis. 

A partir da cidade de Piranhas, por onde inicia-se o passeio, sai o barco por entre as águas verdes do Velho Chico, passando em um ponto do rio que encontra a divisa dos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia. Em determinado ponto do passeio, é possível mergulhar nesse rio histórico, com segurança. Além disso, também é possível estender o passeio para a Gruta do Talhado: fendas de pedras sobre o rio que parecem ser feitas à mão. Que passeio!

Os encantos do interior da Bahia

Depois de ter falado de tantas praias, atrações eletrizantes, esportes e tudo o que o litoral do nordeste brasileiro pode oferecer, que tal entrar um pouquinho no interior do estado símbolo da região em um passeio diferente?

Chapada Diamantina: o principal destino do ecoturismo brasileiro

Se você, além dos esportes de água e vento, gosta de explorar as matas, formações rochosas e natureza, a Chapada Diamantina chama você. Este Parque Nacional preservado conta com vários cânions, trilhas, rios, cachoeiras, poços e lagos deslumbrantes em seus mais de 1.500 km². Os exploradores de plantão que estiverem dispostos a colocar uma mochila nas costas e a explorar esse lugar, vão guardar excelentes recordações na memória.

Lençóis: a porta para as aventuras na Chapada Diamantina

O passeio começa pela charmosa cidade de Lençóis, que possui uma excelente estrutura na região para acomodar os aventureiros. As ruas bem coloridas e com casas históricas oferecem opções de acomodação e alimentação bem satisfatórias, com muita história local. Para chegar lá, são cerca de 6 horas de carro de Salvador ou 1 hora de avião, mas o preço das passagens pode variar bastante.

Morro do Pai Inácio: um ‘must do’ 

Numa breve pesquisa sobre a Chapada Diamantina no nordeste brasileiro, a maioria das fotos que você verá será a do Morro do Pai Inácio. Não por menos, a vista de lá é deslumbrante e o acesso é fácil pela cidade de Lençóis. Em seu topo, é possível ver grande parte do parque e encantar-se com as formações rochosas, uma delas, inclusive, em formato de coração dependendo do ângulo que se olha. O chão do morro parece uma nuvem formada de pedras e o pôr-do-sol no local é arrebatador.

A cachoeira mais altas e singulares: Fumaça e Buracão

A Cachoeira da Fumaça é uma das mais famosas da Chapada Diamantina por ser a mais altas do país, com ‘apenas’ 380 metros de altura. Para chegar lá, cerca de 80 quilômetros de carro precisam ser percorridos da cidade de Lençóis e mais 2 horas de caminhada entre trechos leves e íngremes. Mas o esforço vale a pena!

A Cachoeira do Buracão é uma das coisas mais lindas que você vai ver na vida, podemos garantir. O percurso até lá exige uma trilha moderada, depois de 250 km de carro de Lençóis, mas recompensa também por outras cachoeiras pelo caminho, como a Cachoeira das Orquídeas e a do Recanto Verde. O mais encantador é que, ao final dessa trilha, parte do percurso pode ser feita a nado, com segurança, para chegar até o Buracão. Quando se vê a formação rochosa, entalhada em pedras de cortes horizontais, abrir-se diante dos seus olhos, a emoção é inegável.

O Poço Azul e o Poço Encantado: flutue e contemple

Para fechar com chave de ouro a nossa breve viagem pela Chapada Diamantina, mesmo ainda tendo muito o que falar sobre esse magnífico lugar, escolhemos esses dois poços incríveis.

Tanto o Poço Encantado quanto o Poço Azul possuem características semelhantes: são acúmulos de água límpida em formações rochosas cavernosas que encantam os olhos. A diferença é que no Poço Encantado, mais profundo, é permitida apenas a contemplação. Já no Poço Azul, você pode flutuar e nadar.

Mesmo a profundidade dos poços variando entre 20 e 60 metros, é possível visualizar tudo o que está presente no fundo da caverna, das formações até troncos de árvores antigas. Os passeios duram de 15 a 30 minutos e custam cerca de R$ 30 cada.

Entre o outono e o inverno, nos horários de 12h às 14h, um feixe de luz entra nas cavernas e as deixa ainda mais encantadoras. Se pelas fotos você já ficou fascinado, imagine ao vivo e a cores e que cores!

O melhor do Nordeste Brasileiro ao seu alcance!

Depois dessa viagem pelos principais destinos do nordeste brasileiro, com opções de esporte, ecoturismo, turismo de contemplação, praia, lagos, cachoeiras e tudo mais, é hora de começar a planejar a sua próxima viagem. Os encantos dessa região são inúmeros e variados, agradando todo o tipo de turista: do contemplativo ao explorador. 

Então, qual será seu próximo destino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}

Olá! Converse com o nosso time clicando aqui.

Fale conosco pelo WhatsApp